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Cotidiano: A Vida Moderna e a Raiva mina esporte da sorte Redes Sociais

T odo dia, meu caixa de entrada se enche de novos 📉 alertas de e-mail do Nextdoor, o serviço de rede social para bairros onde as pessoas postam recomendações, consultas, ofertas, informações. 📉 O tom pode ser amigável, brincalhão, amável, ansioso, mas a maioria dos posts são raivosos. Eles incluem advertências vituperantes sobre 📉 artesãos trapaceiros; relatos indignados de crueldade a animais testemunhados por vizinhos; trechos de filmagem borbulhante do Ring supostamente mostrando tentativas 📉 ou roubos; reclamações de moradores sobre viciados caídos mina esporte da sorte bancos de parques e de homens solitários predadores se aproximando de 📉 meninas jovens; relatos de vandalismo, dumping de lixo, mendigos de caridade, estelionatários, má qualidade de serviço mina esporte da sorte restaurantes e barulho 📉 noturno.

Meu coração afunda a cada novo lote de notificações, festoadas com emojis de raiva e vituperação para baixo-lifes , escoria , animais! No entanto, nunca fui 📉 tentado a me desinscrever - e não apenas porque o serviço também é uma surpreendente vitrine para a solidariedade humana, 📉 reunindo donos desesperados com seus gatos e carteiras, oferecendo ajuda e conselhos aos famintos e doentes. Aproveito muito essas explosões 📉 de decência, mas é a raiva que continua me atraíndo. Um lote de atualizações do Nextdoor é uma janela ao 📉 vivo sobre as molestias da vida urbana moderna, um coro elétrico de suspiros, rugidos e gritos do frontline da realidade 📉 cotidiana.

A raiva no Nextdoor me parece diferente mina esporte da sorte qualidade da raiva triunfante que caracteriza muito do conteúdo no X, onde 📉 parece que a desaprovação pode ser expressa apenas mina esporte da sorte tons de indignação grandiosa e sarcasmo cáustico. Isso é por isso 📉 que me afasto da plataforma; não posso olhar para lá sem ser atingido pela trolagem, culpa e pilhagem, o clima 📉 de ódio e fúria à vontade.

As redes sociais gigantes cultivam a ilusão grandiosa de que seu smartphone é um megafone 📉 global, transmitindo suas convicções furiosas sobre os dilemas sociais, éticos e geopolíticos do momento para uma potencial audiência de milhões 📉 (mesmo que seus seguidores reais sejam poucos centenas). Ela cultiva um modo de raiva que é impessoal e auto-importante, um 📉 estilo de esloganização que é monótono e repetitivo, cada post um eco do último.

Raiva e Tempo

No seu livro de 2006, Raiva 📉 e Tempo , o filósofo alemão Peter Sloterdijk faz uma distinção entre dois tipos de raiva que ilumina o clima e 📉 a cor de nosso momento. A primeira espécie, que Sloterdijk chama de "raiva acumulada", refere-se à raiva coletada e direcionada 📉 por líderes populares que alcançaram o poder ao mobilizar e "acumular" a raiva das "vítimas humilhadas e ofendidas" de injustiça 📉 e opressão ao longo das gerações. Tais líderes buscam reunir um monte de raiva mina esporte da sorte um "banco de raiva", um 📉 reservatório de capital emocional e político que poderia alimentar uma transformação de longo prazo da sociedade para melhor ou pior.

Em 📉 contraste, a "raiva dispersa" carece de um senso de projeto compartilhado ou liderança, de um entendimento comum do que está 📉 errado e como consertá-lo. O sentimento de raiva dispersa é intrinsecamente frustrante, pois provoca agitação corporal e psíquica que não 📉 pode ser remediada. Nesse estado mental, podemos nos sentir feridos ou maltratados, mas não podemos identificar a fonte da lesão 📉 nem a cura. Suspeito que é dessa zona agitada de sentimento que muitos usuários do Nextdoor falam.

Eventos recentes sugerem que 📉 essa raiva crua e indefinida é propensa à manipulação e exploração, não apenas por guerreiros do X. Os recentes motins 📉 após as punhaladas mina esporte da sorte uma aula de dança para crianças mina esporte da sorte Southport foram mina esporte da sorte grande parte desencadeados por demagogos e 📉 provocadores online que espalharam o boato de que o suspeito, na realidade um menino de 17 anos chamado Axel Rudakubana 📉 nascido mina esporte da sorte Cardiff de pais rwandenses, era um imigrante muçulmano chamado "Ali al Shakati".

O ex-apresentador do GB News Laurence Fox 📉 disse que o incidente era uma evidência de que "Necessitamos remover permanentemente o Islã da Grã-Bretanha", enquanto Nigel Farage, mais 📉 artesanal do que os vendedores de mentiras e calúnias flagrantes, perguntou se "a verdade" - que o incidente realmente era 📉 relacionado ao terrorismo - "estava sendo ocultada de nós".

Fox teria sido plenamente ciente de que seu objetivo de remover permanentemente 📉 o Islã do Reino Unido era tão inviável quanto desumanizante, assim como Farage sabia que suas especulações ociosas ofereciam nenhum 📉 foco ou direção para a raiva dos endereçados àmina esporte da sorteira. Para o agitador populista, o objetivo parece não ser 📉 identificar uma injustiça real e estabelecer o alívio apropriado, mas, mina esporte da sorte vez disso, acender uma raiva para a qual não 📉 há alívio, induzir um tipo de exaustão mina esporte da sorte massa permanente.

Isso não descreve de perto o clima de nosso tempo? Por 📉 pelo menos uma década, e talvez especialmente desde 2024, com seus marcos de votação do Brexit e a eleição da 📉 vitória de Donald Trump, a raiva parece ter sido a textura emocional definidora de nossas vidas sociais e políticas diárias, 📉 gerando um clima geral de medo mútuo, suspeita e acusação, mina esporte da sorte que qualquer percepção de diferença - cultural, ideológica, racial, 📉 sexual, classe - se inclina rapidamente na suposição de inimizade.

Esse humor público tem se infiltrado mina esporte da sorte nossas vidas particulares. No 📉 nível mais imediato, podemos apontar as divisões e ressentimentos bem documentados que o Trump, o Brexit, as restrições de Covid, 📉 "os barcos", Gaza e tantos outros marcadores de alinhamento cultural e político têm insinuado nas vidas de famílias, amigos, casais 📉 e comunidades. Em meu consultório psicanalítico, conversas nervosas sobre essas fontes de divisão correm ao lado de emanações mais escorregadias 📉 da raiva, perceptíveis mina esporte da sorte um tom clipeado e narizes inflamados de uma pessoa, mina esporte da sorte outra postura rígida e cuidadosamente guardada 📉 no sofá, mina esporte da sorte outra torção, recusando-se mina esporte da sorte silêncio.

Namina esporte da sorteobra sobre transtornos psicosomáticos como dependências e transtornos alimentares, a psicanalista 📉 Joyce McDougall observou que tais pacientes parecem incapazes de experimentar sentimentos. Em vez disso, estão constantemente "dispersando mina esporte da sorte ação" qualquer 📉 afeto que os atinge emocionalmente. Em vez de encontrar imagens ou palavras para seus sentimentos de vazio e isolamento, eles 📉 descarregammina esporte da sorteangústia mina esporte da sorte quick fixes de "medicação, comida, tabaco, álcool, ópio e... explorações sexuais frenéticas".

McDougall escreveu isso durante os 📉 anos 80. Os sintomas que ela atribuiu a grupos relativamente circunscritos se espalharam exponencialmente mais amplamente com a advento da 📉 internet e mídias sociais. Aos compulsões que ela lista, todas as quais acabam por exacerbar os sentimentos de desespero que 📉 elas buscam aliviar, podemos adicionar o prurido permanente da provocação e reação nas plataformas de mídias sociais.

Então há as condições 📉 gerais de cuidado público maléfico: governos e outros atores políticos que manipulam informações, instituições democráticas e diferenças de classe para 📉 promover divisão, medo e desconfiança - entre "cidadãos nativos" e imigrantes, saem e ficam, estados vermelhos e azuis; mídias de 📉 notícias da internet e TV que distorcem, negam e inventam fatos a fim de incitar a raiva de seus espectadores 📉 e ouvintes; grandes corporações tecnológicas que nos colocam sob vigilância permanente e aproveitam nossos dados particulares para dirigir nossas vidas 📉 particulares.

O paciente psicosomático que McDougall descreve como "se sentindo vazio, mal compreendido" começa a soar como qualquer um de nós. 📉 Uma sociedade zangada parece quase inevitável.

Raiva e Agressão

É essencial neste contexto distinguir a raiva da agressão, bem como reconhecer como 📉 facilmente uma se desliza na outra. A agressão envolve o impulso de atuar, impor-se a pessoas e coisas, enquanto a 📉 raiva é um sentimento. O neurocientista e filósofo Antonio Damasio distingue sentimentos das emoções, definindo as últimas como respostas estéretipas 📉 a estímulos, como congelar no medo ou vomitar no asco.

Os sentimentos são um modo de mapear essas respostas reativas para 📉 produzir imagens e ideias sobre elas. Os sentimentos processam criativamente o que as emoções respondem cegamente, facilitando o que Damasio 📉 chama de "a possibilidade de criar respostas não estereotipadas, inovadoras". A raiva, nessa perspectiva, é de um nível superior que 📉 a agressão, uma transformação do comportamento reactivo mina esporte da sorte um tipo de autoconsciência.

Mas a raiva não sempre se sente como um 📉 triunfo da reflexão sentimental sobre a agressão reactiva. Há, afinal, uma certa satisfação na ligação da raiva e agressão. A 📉 raiva afila nossa sensação de clareza e justiça na ação, seja num ataque físico, num protesto de rua ou numa 📉 discussão conjugal.

A desconexão da raiva da agressão geralmente tem o efeito oposto. Ela nos priva de uma saída imediata para 📉 a ação, deixando-nos com uma pressão sem alívio mina esporte da sorte nosso sistema nervoso. Estou tão zangado, dizemos frequentemente, que não sei 📉 o que fazer comigo. Nesse ponto, a raiva pode nos levar por muitos caminhos diferentes. Ela pode nos levar à 📉 raiva crua e suprimida, ou à apresentação de nossa raiva sob a aparência de alguma outra atitude (exagerada cortesia, amizade 📉 excessiva, morosidade). Também pode nos induzir a reprimir, a nos cortar da raiva que estamos sentindo.

Um dos pressupostos básicos da 📉 psicanálise, conhecido como transferência, é que a relação do paciente com o analista está se repetindo um padrão muito antigo 📉 de relacionamento. O trabalho clínico tenta trazer o paciente à consciência desse hábito, sem o qual eles provavelmente perpetuarão essa 📉 repetição mina esporte da sorte vez de resolvê-la.

Na transferência, o analista será experimentado, às vezes conscientemente, mais frequentemente não, como um avatar de 📉 figuras-chave de estágios anteriores da vida: um pai, um professor, um irmão, um amigo, um amante, um colega ou uma 📉 composição de duas ou mais dessas.

A transferência frequentemente desperta intensidades instáveis de sentimentos mina esporte da sorte um paciente, tornando o analista um 📉 objeto de amor, ódio, confiança, desconfiança, medo, conforto, reverência ou desprezo, às vezes mina esporte da sorte uma única sessão.

Ao fundo desses sentimentos 📉 está um profundo senso de dependência, derivado do período mais antigo da vida, quando nossa própria sobrevivência dependia das atenções 📉 de nossos cuidadores. O cenário básico da psicanálise é carregado de poder e todas as suas ansiedades associadas; uma pessoa 📉 traz a região mais vulnerável e oculta demina esporte da sortepsique e a coloca nas mãos do analista, na esperança de 📉 que esse gesto de confiança não será abusado ou explorado.

Mas a ansiedade implícita nessa esperança nunca pode ser completamente dissipada. 📉 O que acontecerá se não nos defaultarmos para a raiva automática no ponto mina esporte da sorte que nos sentimos pessoal ou politicamente 📉 provocados, se nossa discussão depender menos de uma repertório de respostas estereotipadas a estímulos? Alguns podem argumentar que isso faria 📉 caminho para a restauração de uma cultura política impulsionada pela razão baseada mina esporte da sorte fatos e os melhores interesses de seus 📉 cidadãos.

Mas após o Brexit e Trump, tornou-se claro que o apelo aos fatos e melhores interesses é uma base inadequada 📉 para resistir ao populismo de direita. Talvez seja menos a apelação racional aos fatos de que precisamos nos concentrar do 📉 que o contato com a profundidade e complexidade de nossos sentimentos. A política de "Pare os barcos!" e "Construa o 📉 muro!" se alimenta de raiva reactiva e defensiva. Lá embaixo, coilada na raiva, há uma rica e complexa veia de 📉 experiência emocional. Talvez seja hora de começarmos a ouvir essa vida embulante de sentimentos, mina esporte da sorte vez dos slogans barulhentos que 📉 a ofuscam.


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