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Apartamento destruído f12 bet luva de pedreiro Izium: Espaços entre casas e memórias esquecidas

Em setembro de 2024, poucos dias após as forças russas recuarem 🍐 da cidade ucraniana de Izium, estava parado fora de um bloco de apartamentos que havia sido partido ao meio por 🍐 um míssil. Cinquenta e quatro residentes foram mortos no ataque russo, que ocorreu seis meses antes. Flores roxas e amarelas 🍐 selvagens cresciam no lixo que preenchia a fenda entre as duas partes do bloco.

"Não são as casas. É o espaço 🍐 entre as casas", pensei. "Não são as ruas que existem. São as ruas que não existem mais." As palavras do 🍐 poema de James Fenton "Um Requiem Alemão", de 1981, sobre a memória seletiva na segunda guerra mundial, vieram à minha 🍐 mente quando não consegui encontrar a minha própria.

De volta ao meu hotel f12 bet luva de pedreiro Kharkiv, procurei-o.

Não são as suas memórias que 🍐 o assombra.
Não é o que você escreveu.
É o que você esqueceu, o que deve esquecer.
O que deve esquecer toda a 🍐 vida.

A ideia de que os espaços entre as casas simbolizam lacunas na memória e que esquecer pode ser essencial se 🍐 as pessoas quiserem viver f12 bet luva de pedreiro paz encapsula o futuro enfrentado pelos ucranianos que encontrei naquele dia. Após o ataque ao 🍐 bloco de apartamentos, os russos expulsaram o exército ucraniano e Izium sofreu seis meses terríveis e violentos de ocupação russa. 🍐 Um casal jovem contou-me que, agora que as autoridades ucranianas estavam de volta, eles planejavam denunciar seus vizinhos por colaborar 🍐 com os ocupantes. Não podia saber se os vizinhos realmente haviam colaborado com os russos ou apenas fizeram o que 🍐 parecia necessário para sobreviver. De qualquer forma, a guerra trouxe amargura e inimizade f12 bet luva de pedreiro seu rastro. Assim como aqueles no 🍐 poema de Fenton, as vidas das pessoas f12 bet luva de pedreiro Izium seriam poluídas pela suspeita, pela desconfiança nos olhares e nas palavras 🍐 susurradas atrás da mão.

Não é o que ele quer saber.
É o que ele quer não saber.
Não é o que eles 🍐 dizem.
É o que eles não dizem.

Meu relatório de notícias da TV refletiu algum desses sentimentos, mas não teve o poder 🍐 alusivo do poema.

Em quase quatro décadas como correspondente estrangeira, sempre carreguei um livro de poesia conosco. Embora as imagens que 🍐 mostramos tenham grande impacto, sinto que o idioma jornalístico às vezes falha f12 bet luva de pedreiro transmitir a intensidade da experiência. Talvez a 🍐 poesia de Fenton ressone comigo porque ele também foi um correspondente de guerra, além de um poeta - ele vê 🍐 o que eu vejo, mas encontrou uma maneira mais convincente de expressá-lo, como se estivesse trabalhando f12 bet luva de pedreiro três dimensões enquanto 🍐 eu estou preso f12 bet luva de pedreiro duas. Nós jornalistas nos orgulhamos da clareza de nossa prosa e da nossa capacidade de tornar 🍐 histórias complexas simples. É nossa função - explicar por que coisas terríveis estão acontecendo e desafiar as eufemismos usados por 🍐 políticos e porta-vozes militares. Também tentamos transmitir os pensamentos e sentimentos das pessoas que encontramos e um senso do que 🍐 se sente estar no chão. No entanto, podemos perder o significado mais profundo, a importância universal do que testemunhamos ou 🍐 as emoções contraditórias que a guerra gera.

A poesia de James Fenton, que também foi correspondente de guerra, ressoa com Hilsum.

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Às 🍐 vezes, a poesia pode servir como uma vacina contra a desesperança. Em 7 de outubro de 2024, militantes do grupo 🍐 palestino Hamas violaram a cerca de alta tecnologia que separa Gaza de Israel e se engajaram f12 bet luva de pedreiro um massacre de 🍐 assassinatos, estupros e sequestros. Foi o pior massacre de judeus desde o Holocausto. Israel prosseguiu com bombardeios a Gaza, destruindo 🍐 casas, matando dezenas de milhares de civis e privando todos os gazanes de alimentos, água e outras necessidades básicas. As 🍐 Forças de Defesa de Israel invadiram f12 bet luva de pedreiro tanques e veículos blindados, combatendo o Hamas, que operava a partir de túneis.

O 🍐 governo israelense disse aos gazanes para fugir para o sul da faixa, que seria seguro. Não era - pessoas foram 🍐 mortas quando bombas atingiram seus acampamentos de tendas. Muitas famílias foram forçadas a fugir várias vezes - nenhum lugar estava 🍐 seguro. Mesmo os mortos não podiam descansar f12 bet luva de pedreiro paz, pois tanques aravam cemitérios.

Guerra dá propósito e significado àf12 bet luva de pedreirovida... 🍐 as cores são mais vivas e as montanhas mais claras

Dia após dia, jornalistas gazanes filmaram cenas terríveis de crianças feridas, 🍐 chorando f12 bet luva de pedreiro corredores de hospital superlotados, às vezes inconscientes de que seus pais haviam sido mortos. Independentemente do que e 🍐 de que maneira relatamos, jornalistas estão sob forte crítica, acusados de parcialidade para um lado ou outro, dependendo da orientação 🍐 política do acusador. Alimentado por mídias sociais, o antissemitismo e o islamofobia se espalharam pelo mundo; todos, parecia, queriam escolher 🍐 um lado e negar a humanidade do outro, exigir um monopólio sobre o sofrimento. Slogans e propaganda são anatema ao 🍐 jornalismo bom, assim como à poesia boa.

Meu turno para o poeta palestino mais famoso, Mahmoud Darwish, cuja obra expressa a 🍐 fúria e o anseio de aqueles que vivem sob ocupação e bombardeio, que ganham força de seus ancestrais longa história.

Eu 🍐 vivi na terra há muito tempo antes que as espadas a transformassem f12 bet luva de pedreiro presa,
Escreveu f12 bet luva de pedreiro seu poema Eu Pertenez Lá . Em 🍐 seguida, procurei seu contraparte israelense, Yehuda Amichai, que entendeu que a fúria auto-justificada raramente conduz à paz.

Poetas não têm as 🍐 respostas. Mas eles podem nos ajudar a entender nossas próprias ações e reações e encontrar um caminho pelo escuro.

As vidas 🍐 de aqueles que tiveram a guerra imposta a eles, incluindo crianças, conscritos e civis, são desesperadas e miseráveis. Mas aqueles 🍐 que escolheram visitar a guerra - trabalhadores humanitários, jornalistas, voluntários militares - compartilham um segredo. Guerra dá propósito e significado 🍐 àf12 bet luva de pedreirovida. De repente, você acredita saber o que importa e o que pode ser descartado como não importante. 🍐 As cores são mais vivas e as montanhas mais claras. Você vive no momento. Há uma camaradagem maravilhosa com outros 🍐 passando pela mesma experiência, e sobreviver um acerto próximo dá-lhe um farto impulso de adrenalina. O medo compartilhado se transforma 🍐 f12 bet luva de pedreiro risos, o que ninguém fora do grupo pode entender. Quando você volta para casa, ou a guerra termina, você 🍐 tem que retornar à realidade sem brilho de pagar as contas e discutir quem tira a lixo. Mesmo aqueles que 🍐 protestam contra a guerra longe da linha de frente podem ser pegos na emoção da causa e perder a sensação 🍐 de urgência quando ela cai.

Como um servente sugere f12 bet luva de pedreiro "Coriolano", de Shakespeare, não todos odeiam a guerra:

Deixem-me ter uma guerra, 🍐 digo eu; ela excede a paz tanto quanto o dia à noite; ela é vivaz, acordada, audível e cheia de 🍐 vento. A paz é uma apoplexia, letargia; mullida, surda, sonolenta, insensível; uma criadora de mais filhos bastardos do que a 🍐 guerra é um destruidor de homens.
(Atos IV, Escena V)


I cheguei ao jornalismo de guerra relutantemente, tendo começado minha carreira no final 🍐 dos anos 70 como voluntário de ajuda humanitária na América Central. Se soubermos a verdade, não sabia que a guerra 🍐 estava se gestando f12 bet luva de pedreiro toda a região - minha preocupação era a justiça social, e, aos 20 anos, apenas queria 🍐 ter uma aventura e mudar o mundo. (Tenho sucesso no primeiro, mas não - claro - no segundo.) Em 1982, 🍐 me mudei para o Quênia para trabalhar para o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

Alguns anos depois, quando 🍐 percebi que - não tendo expertise f12 bet luva de pedreiro nada prático, como saúde pública ou agricultura - não era muito útil como 🍐 trabalhador humanitário, pivotei para o jornalismo, o que exigia apenas algumas habilidades que eu tinha, ou seja, a capacidade de 🍐 ler, escrever e fazer perguntas. Ainda assim, tentei evitar a guerra, pensando, um pouco piedosamente, que deveria cobrir pobreza e 🍐 desenvolvimento.

A realidade superou as ilusões que eu nutria. Quase todos os países vizinhos do Quênia - Uganda, Sudão, Somália, Etiópia 🍐 - estavam passando por guerras civis. Não podia evitá-lo. E descobri que, enquanto relatar pessoas f12 bet luva de pedreiro zonas de guerra pode 🍐 ser às vezes chateante e às vezes aterrorizante, também é gratificante e emocionante. Eu senti que estava vivendo a história 🍐 à medida que acontecia. Mais tarde, tive sorte suficiente para conseguir um emprego no Channel 4 News , baseado f12 bet luva de pedreiro Londres, e, 🍐 embora eu nunca tenha sido exclusivamente um correspondente de guerra, passei muita parte da minha carreira relatando conflitos.

Hilsum no West 🍐 Bank f12 bet luva de pedreiro 2002 com Marie Colvin, a repórter de guerra do Sunday Times que foi morta na Síria f12 bet luva de pedreiro 2012.

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Relatar 🍐 guerras pode ser adictivo; um colega que desde então se absteve dele intitulou suas memórias War Junkie . Minha amiga Marie Colvin, 🍐 a correspondente do Sunday Times que foi morta na Síria f12 bet luva de pedreiro 2012, era outra viciada. Depois de ser baleada cruzando uma linha 🍐 de frente no Sri Lanka e perder a visão f12 bet luva de pedreiro um olho, ela foi diagnosticada com transtorno de estresse pós-traumático 🍐 (TEPT). Ela recebeu tratamento psiquiátrico, se recuperou e promptamente voltou à guerra.

"De qualquer forma", ela socou, "é o que fazemos."

Nos 🍐 últimos anos, houve mais reconhecimento de que o TEPT é um risco ocupacional para jornalistas que cobrem guerras, especialmente para 🍐 períodos prolongados. Inicialmente, a pesquisa se concentrou f12 bet luva de pedreiro jornalistas ocidentais, mas agora é reconhecido que aqueles que relatam seu próprio 🍐 país mergulhando no conflito podem ser mais vulneráveis, não apenas porque eles têm responsabilidades familiares e não podem simplesmente sair 🍐 se ficar muito perigoso.

Apesar disso, muitos jornalistas são resilientes, e - pelo menos por enquanto - contaria a mim mesma 🍐 como sortudo neste sentido. Testemunhar o sofrimento dos outros, sobreviver a perigos e experimentar luto são todas experiências profundas, a 🍐 que pesadelos, raiva, lágrimas e súbitos episódios de desânimo são todas respostas normais, humanas. Eles não são necessariamente sinais de 🍐 uma condição clínica.

A poesia nos ajuda a ver paralelos com o passado e coloca um espelho f12 bet luva de pedreiro nossos medos

Dor e 🍐 trauma não são a mesma coisa. Em fevereiro de 1994, durante uma pausa f12 bet luva de pedreiro minha carreira jornalística, fui trabalhar para 🍐 o Unicef novamente, desta vez f12 bet luva de pedreiro Kigali, a capital do Ruanda. Era um tempo de presentimento e violência esporádica, mas 🍐 não tinha conceito do que estava por vir: não se pode se preparar para o inimaginável.

Dois meses exatos depois de 🍐 eu ter chegado, um avião transportando os presidentes do Ruanda e do Burundi foi abatido. Quase que imediatamente, homens com 🍐 facões e clavas foram às ruas, construindo postos de controle. Foi o início de um genocídio, no qual alguns 800.000 🍐 tutsis étnicos foram massacrados por seus vizinhos hútus e milícias hútus.

Nos terríveis primeiros dias, eu era o único correspondente estrangeiro 🍐 nas ruas de Kigali. As coisas terríveis que vi ficaram comigo para sempre. Nos anos que se seguiram, usei para 🍐 sentir que precisava de ajuda filosófica mais do que psicológica - depois de ver o que eles são capazes, é 🍐 difícil acreditar que os seres humanos são intrinsecamente bons. Conforme o tempo passou, encontrei consolo na poesia, que forneceu tanto 🍐 uma conexão quanto uma maneira de distanciar-me do que eu tinha testemunhado. Conectividade porque um poeta poderia expressar emoções semelhantes 🍐 às minhas e distância porque um poema poderia transformar a singularidade da minha experiência f12 bet luva de pedreiro algo universal.

Em 2024, Amineh Abou 🍐 Kerech, uma refugiada de 13 anos de Damasco, ganhou o prêmio Betjeman de poesia depois de fugir da Síria com 🍐 f12 bet luva de pedreirofamília.

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A dominância dos poetas de guerra soldados britânicos - Wilfred Owen, Rupert Brooke, Siegfried Sassoon, Isaac Rosenberg - na 🍐 cultura e educação britânicas pode levar à suposição de que a poesia de guerra é um domínio masculino e que 🍐 os poetas ocidentais têm um monopólio sobre a forma. Isso está muito longe de ser o caso. A primeira poetisa 🍐 de guerra conhecida foi uma sacerdotisa suméria de alto escalão, Enheduanna, que viveu f12 bet luva de pedreiro Ur, no atual sul do Iraque, 🍐 f12 bet luva de pedreiro cerca de 2300 AC. A poesia contemporânea, muito dela escrita por mulheres, reflete o fato de que os conflitos 🍐 modernos tendem a matar mais civis do que soldados. O falecido músico irlandês Frank Harte disse: "Aqueles no poder escrevem 🍐 a história; aqueles que sofrem escrevem as canções." Muitas canções e poemas foram escritos nos últimos anos, incluindo por crianças, 🍐 como a 13- anos de idade Amineh Abou Kerech, cuja família fugiu da Síria e acabou f12 bet luva de pedreiro Oxford:

Alguém pode me 🍐 ensinar
como fazer uma pátria?
Graças se você puder,
graças mais sinceras,
das andorinhas,
das maçãs da Síria,
e seu muito sinceramente.

Espectadores que assistiram as guerras 🍐 no Iraque, Afeganistão, Síria, Ucrânia e Oriente Médio se desenrolarem na TV disseram que lutam para encontrar as palavras para 🍐 expressarf12 bet luva de pedreiropreocupação, medo e compaixão. Conforme os conflitos se multiplicam, eles se sentem como a grande poetisa russa Anna 🍐 Akhmatova fez f12 bet luva de pedreiro 1919, contemplando os destroços deixados pela Grande Guerra e a Revolução Russa:

Por que esse século é pior 🍐 do que os que o precederam?
Em um estupor de dor e luto
ela localizou a ferida mais preta
mas, de alguma forma, 🍐 não conseguiu curá-la.

A poeta russa Anna Akhmatova refletiu sobre a Grande Guerra e a Revolução Russa f12 bet luva de pedreirof12 bet luva de pedreiroverso.

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Já abrumada 🍐 pelo desespero, Akhmatova ainda estava para enfrentar a segunda guerra mundial e as perseguições de Stalin, ambas as quais ela 🍐 sobreviveu. Sua era foi de fato uma das piores da história. Na segunda metade do século XX, os europeus ocidentais 🍐 e norte-americanos chegaram a acreditar que a paz e a prosperidade eram normais, que a guerra era algo que acontecia 🍐 com outras pessoas f12 bet luva de pedreiro outros lugares do mundo. Agora, muitos sentem um sentimento de medo. A história coloca nossa era 🍐 f12 bet luva de pedreiro perspectiva, assim como serve de advertência. A poesia nos ajuda a ver paralelos com o passado e coloca um 🍐 espelho f12 bet luva de pedreiro nossos medos.

Há quase 160 anos, durante a Guerra Civil Americana, Emily Dickinson escreveu que os poetas podem dizer 🍐 a verdade de uma maneira mais sutil e, às vezes, mais eficaz:

Diga toda a verdade, mas diga-a obliquamente -
O sucesso 🍐 reside na circunferência

Em montar seu antologia perenemente popular Outros Homens Flores , o Marechal de Campo Lord Wavell, que comandou as forças 🍐 britânicas no Oriente Médio na segunda guerra mundial, usou o critério de que deveria saber cada poema de coração - 🍐 todos os 256 deles. Não posso reivindicar tais feitos de memória. Alguns dos poemas que me trazem consolo eu conheço 🍐 e amo há anos, e outros eu descobri recentemente. A poesia, como a maioria das coisas, vai e vem f12 bet luva de pedreiro 🍐 moda.

Lord Wavell gostava de pentâmetro iâmbico, rima rigorosa e um espírito patriótico; eu prefiro verso livre e um abordagem mais 🍐 ambígua e reflexiva. Sou atraído para o que Wilfred Owen descreveu como: "A piedade da guerra, a piedade da guerra 🍐 distilada."

Colvin acreditava no poder do jornalismo para "fazer a diferença". Não sendo capaz de apontar uma ocasião f12 bet luva de pedreiro que meu 🍐 próprio relatório alterou o curso da história, sou menos ambicioso. Ainda assim, acredito que é importante para jornalistas, usando as 🍐 ferramentas que temos, contrariar as mentiras que sempre são contadas f12 bet luva de pedreiro tempos de guerra e - tanto quanto possível - 🍐 mostrar a verdade do que está acontecendo. Isso importa não apenas porque mais guerra está chegando: os conflitos e fluxos 🍐 de refugiados causados pelo cambio climático estão apenas começando, enquanto as sociedades ocidentais estão divididas por discurso político polarizante que 🍐 ameaça transbordar f12 bet luva de pedreiro mais violência. Inteligência artificial tem um terrível potencial para desassociar ainda mais aqueles que tomam a decisão 🍐 de matar dos que são mortos e permitir que os propagandistas falsifiquem imagens. Nossa missão é soar alertas e cortar 🍐 a retórica perigosa. Mesmo que nossos relatórios não mudem nada, quando terminar, políticos não devem ser capazes de dizer que 🍐 não sabiam. Sabiam porque nós lhes contamos.

Hilsum, à direita, recebe uma rosa f12 bet luva de pedreiro Velyka Novosilka, leste da Ucrânia, de Oleksiy, 🍐 que estava pedalando pela cidade para ver seu amigo, no início da ofensiva ucraniana de junho de 2024.

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No geral, no 🍐 entanto, o jornalismo é efêmero. Nós raramente lemos as histórias escritas por repórteres que cobriram a primeira e a segunda 🍐 guerra mundial. Lêmos, no entanto, a poesia. Assim, eu suspeito, será hoje. Jornalismo é do momento. Mas a poesia dura 🍐 para sempre.

Este é um extrato de I Brought the War with Me por Lindsey Hilsum, que será publicado pela Chatto & 🍐 Windus f12 bet luva de pedreiro 19 de setembro (£16.99). Para apoiar o Guardian e Observer , encomende uma cópia no guardianbookshop.com ou ligue para 020-3176 3837. Lindsey 🍐 lerá de seu livro no festival literário de Londres do Southbank Centre f12 bet luva de pedreiro 26 de outubro. Ingressos de £15, southbankcentre.co.uk


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