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texto:
'A mudança de mentalidade é começar a olhar para o pai como se fosse uma mãe e para a mãe 📉 como se ela fosse um pai', propõe Iaconelli
Quando nos referimos aos cuidadores de uma criança, usamos o termo "pais". Mas, 📉 nas reuniões escolares, são as mães que são esperadas. Procura-se primeiro descobrir quem é a mãe, e não o pai. 📉 Quando se trata do cuidado da criança, é a figura materna que é tida como a que sempre deve estar 📉 presente.
É assim que se abastece o "maternalismo", identificado pela psicanalista Vera Iaconelli, doutora em como apostar em jogos virtuais Psicologia pela USP (Universidade de 📉 São Paulo) como o “discurso através do qual a sociedade justifica e reitera o lugar das mulheres — reduzidas à 📉 função de mães e trabalhadoras domésticas não remuneradas".
Exemplos da aplicação do discurso maternalista sĂŁo apresentados por Iaconelli em como apostar em jogos virtuais Manifesto 📉 antimaternalista: Psicanálise e PolĂticas da Reprodução, seu terceiro livro, que ela acaba de publicar pela editora Zahar.
Um desses exemplos é 📉 a expectativa de devoção de uma mãe como condição para se criar filhos saudáveis e felizes. Como consequência, argumenta, a 📉 mãe se torna uma espécie de entidade desumanizada, como se não tivessecomo apostar em jogos virtuaissubjetividade e suas particularidades.
No livro, Iaconelli analisa 📉 o imaginário social da maternidade unindo a crĂtica cultural Ă como apostar em jogos virtuaisexperiĂŞncia tanto no consultĂłrio quanto no instituto que fundou, 📉 o Instituto Gerar de Psicanálise.
Fim do Matérias recomendadas
O resultado é um livro em como apostar em jogos virtuais que faz não só um diagnóstico 📉 como propõe mudanças.
"Não só as mulheres, mas também os homens, e, com certeza, a sociedade como um todo, têm muito 📉 a ganhar saindo da mentalidade maternalista", ela explica à como apostar em jogos virtuais News Brasil.
Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.
EpisĂłdios
Fim do Podcast
Na entrevista, 📉 a psicanalista debate o que vê como reflexo do que chama de maternalismo no trabalho, na diversidade dos arranjos familiares 📉 e no burnout materno. Confira os principais trechos.
como apostar em jogos virtuais News Brasil - Você vê na cultura brasileira algo que 📉 estimule o que você descreve como discurso maternalista?
Vera Iaconelli - O Brasil, com seu passado escravagista, tem como uma de 📉 suas heranças a figura da babá, que já foi a figura da mulher escravizada atendendo Ă s necessidades dos filhos da 📉 famĂlia branca.
A babá Ă© uma categoria de profissionais cuidadoras que ganham pra fazer esse trabalho, muitas vezes deixando os prĂłprios 📉 filhos aos cuidados de outros. Ou, Ă s vezes, as crianças cuidam umas das outras. Quando a famĂlia brasileira sai do 📉 paĂs, percebe que lá fora nĂŁo existe esta mĂŁo de obra, porque ela Ă© fruto da desigualdade social.
Quando a pessoa 📉 consegue trabalhar e ter acesso a uma formação maior, ela opta, quando pode, por não fazer trabalhos domésticos ou fazer 📉 outro tipo de trabalho — às vezes até ganhando a mesma coisa — por conta da dificuldade que é essa 📉 relação subjetiva de cuidar do filho de alguém, deixando o próprio filho sabe-se Deus com quem, e estabelecendo uma relação 📉 afetiva com uma criança que está sendo criada para inclusive desprezar a babá no futuro, porque a gente sabe que 📉 tem a questão racial no Brasil e a subalternidade das classes menos favorecidas.
Temos tambĂ©m uma cultura extremamente machista. Em paĂses 📉 com esta cultura, vocĂŞ vĂŞ a mulher indiferenciada no lugar de mĂŁe e o homem achando que cuidar dos filhos 📉 e da casa Ă© uma questĂŁo feminina. Embora a gente tambĂ©m tenha, por exemplo, no JapĂŁo, que Ă© considerado um 📉 paĂs superdesenvolvido, um machismo que tem levado as mulheres a nĂŁo querer ter mais filhos.
A questĂŁo do nĂŁo nascimento de 📉 crianças para substituir os mais velhos Ă© muito grave, e o paĂs nĂŁo consegue reverter isso porque lá as mulheres 📉 sĂŁo uma parte importante da força de trabalho e fazem toda a atividade domĂ©stica sozinhas. EntĂŁo, elas estĂŁo se recusando 📉 a ser mĂŁes.
O discurso maternalista é muito forte no Brasil, e ele veio justamente para tentar proteger as mulheres que 📉 trabalhavam nas fábricas e lavouras em como apostar em jogos virtuais condições insalubres. Elas trabalhavam nas cidades para sustentar a prole e não conseguiram 📉 cuidar das crianças, obviamente, porque não dá pra estar em como apostar em jogos virtuais dois lugares ao mesmo tempo. Tanto que muitas crianças 📉 ficavam nas fábricas, inclusive.
O maternalismo veio para fazer com que o Estado, a sociedade, comparecesse para ajudar as mulheres. Essa 📉 mentalidade de ajudar — ou seja, de não estar inteiramente responsabilizado, mas só como alguém que ajuda quem é o 📉 responsável — é muito marcada no Brasil até hoje.
como apostar em jogos virtuais News Brasil - Sair de casa para trabalhar tem efeitos importantes 📉 para as mulheres, especialmente no reconhecimento de suas existências para além da maternidade. Porém, hoje, não é incomum que as 📉 jornadas de trabalho ultrapassem 60 horas semanais nas atividades profissionais, sem contar as horas dedicadas aos afazeres domésticos. O que 📉 essa exigência de produtividade por parte das mulheres diz sobre o maternalismo?
Iaconelli - As mulheres sempre trabalharam. O que acontece 📉 é que só a partir dos anos 1960, com a revolução sexual, esse trabalho, que era considerado uma espécie de 📉 mal necessário — porque o marido não ganhava o suficiente, porque ela era mãe solteira, ou porque ela era viúva 📉 —, passa a ser positivado e considerado um valor.
Então as mulheres dizem: “Nós queremos ter carreiras, queremos poder ocupar todos 📉 os postos que os homens ocupam”. Elas entram no mercado de trabalho com tudo, mas sem a contrapartida, ou seja, 📉 sem que o homem entre com a economia de cuidados, que são os cuidados domésticos e com a prole. Nenhuma 📉 mulher faz filho sozinha, sempre tem esse outro faltante.
Com o neoliberalismo a gente vai entrando num momento em como apostar em jogos virtuais que 📉 todas as pessoas trabalham com uma carga horária absurda, que não deixa tempo não só para os filhos, mas para 📉 a vida pessoal.
A diferença é que as mulheres têm na maternidade um valor cultural muito importante, e de fato ela 📉 tem que ser valorizada — as mães ficaram para cuidar da próxima geração —, mas, infelizmente, elas ficaram sozinhas, tendo 📉 que estar em como apostar em jogos virtuais dois lugares ao mesmo tempo e sendo penalizadas nessas tarefas.
Se a mulher engravida, ela perde o 📉 emprego na hora que volta, ou nem consegue um cargo quando está numa idade em como apostar em jogos virtuais que há mais chances 📉 de ter filhos; os salários já sĂŁo menores e muita gente os justifica pela questĂŁo da licença-maternidade. EntĂŁo vocĂŞ tem 📉 um show de horror, um cĂrculo vicioso que faz com que a maternidade se torne cada vez mais insustentável.
Iaconelli aponta 📉 para as dificuldades práticas e afetivas da profissão das babás
como apostar em jogos virtuais News Brasil - EstĂŁo cada vez mais comuns depoimentos e 📉 alertas sobre supostas "mĂŁes narcisistas", retratadas como egoĂstas e insensĂveis Ă s necessidades dos filhos. Faz sentido a existĂŞncia de uma 📉 espĂ©cie de diagnĂłstico de saĂşde mental com ĂŞnfase nas mĂŁes? NĂŁo Ă© comum a menção a "pais narcisistas"...
Iaconelli - Não 📉 faz nenhum sentido a ideia de "mãe narcisista" a não ser que a gente entenda que o próprio termo "mãe 📉 narcisista" é um sintoma da nossa sociedade. Ou seja, é claro que existem pais, mães, avós e pessoas que só 📉 pensam nelas mesmas, passam por cima de todo mundo, não estão nem aà com os outros.
Mas a ideia de mãe 📉 narcisista que aparece agora tem muita relação com essa penalização da mulher que quer uma vida para além dos filhos. 📉 Em geral, a mãe narcisista não faz nada muito além do que um pai comum faria, que é cuidar da 📉 vida dele e deixar os filhos sob a responsabilidade da mãe. Essa categoria é muito ruim porque junta a palavra 📉 "mãe".
Pessoas narcisistas existem, mas "mãe narcisista" é um termo que surgiu muito antes do pai narcisista que, de fato, eu 📉 nunca ouvi falar. É um termo que vem dizer que uma mãe tem que ser acima de tudo uma mãe 📉 doadora, uma pessoa magnânima, generosa. Mães são todas as pessoas no mundo que tiveram filhos e aà você pode pôr 📉 qualquer sujeito.
A categoria mãe narcisista é preocupante porque é, mais uma vez, um julgamento moral das mães, como se existisse 📉 a "mãe", e não várias pessoas, com diferentes backgrounds [em inglês, algo como "trajetórias de vida"].
como apostar em jogos virtuais News Brasil - Devoção 📉 e sacrifĂcio seguem sendo palavras associadas Ă criação dos filhos, especialmente para as mĂŁes. Este Ă© um ideal que 📉 segue firme?
Iaconelli - Na nossa sociedade, há discursos heterogĂŞneos que convivem. Tem uma sĂ©rie de cobranças que ainda vigoram, embora 📉 nĂŁo seja mais motivo de se tornar pária social o fato de que uma mulher nĂŁo queira ter filhos, nĂŁo 📉 queira se casar ou queira morar sozinha. Isso já foi muito mais terrĂvel, mas essas expectativas convivem com os avanços.
A 📉 ideia de que a mãe se sacrifica, as mulheres se identificam muito com essa ideia. Ao reclamar, elas chegam a 📉 exibir um pouco como elas estão devotadas, como se esforçam pelos filhos — assim como os homens podem dizer isso 📉 do trabalho, para se exibir e mostrar como eles trabalham para levar dinheiro pra casa.
São posições que ainda vigoram e 📉 com as quais a gente tem que tomar muito cuidado, porque são fruto de uma ideologia que começa na modernidade, 📉 mas fica muito mais forte com a ideologia maternalista.
Psicanalista aponta para mudanças positivas trazidas pela guarda compartilhada
como apostar em jogos virtuais News Brasil - 📉 De que forma o maternalismo "captura" as mulheres?
Iaconelli - Mães continuam sendo responsabilizadas, mas, além disso, elas continuam achando que 📉 a responsabilidade é delas. Elas continuam tirando da conta os homens — ou porque eles não estavam à altura mesmo, 📉 ou porque elas acham que cabe a elas, capturadas por essa mentalidade.
Um dos problemas que a gente enfrenta na clĂnica 📉 Ă© como as mulheres que reclamam desse moedor de carne que se tornou a maternidade, do burnout materno, muitas vezes 📉 sofrem nĂŁo sĂł os milhões de ataques externos, mas tambĂ©m se identificam com esse lugar materno. Nas poucas vezes em 📉 como apostar em jogos virtuais que tĂŞm a oportunidade de delegar, de dividir tarefas, elas declinam.
Um exemplo. Alguns anos atrás, a guarda compartilhada era 📉 um escândalo: "Como eu vou deixar meu filho ficar com o pai metade do tempo, como vai ser isso?"
Poder aceitar 📉 a guarda compartilhada como uma divisão igualitária foi fundamental. Não se conseguiu isso por graça e encanto dos homens, mas 📉 porque eles não queriam dar pensão. A guarda compartilhada pode ser aproveitada pra entender que você não é tudo na 📉 vida do seu filho.
O que a gente esquece de pensar é que mesmo quando as mulheres conseguem dividir as tarefas 📉 igualmente, elas continuam com a carga mental, porque elas estão no trabalho, mas ficam pensando se a criança foi com 📉 o casaquinho para a casa do pai, se ele vai alimentá-la direito.
Ou quando se está casada, se o pai lembrou 📉 de botar na lancheira tal coisa, se a criança chegou com o presentinho pro colega na escola, como Ă© que 📉 está a carteira de vacinação... As mulheres continuam tendo toda a logĂstica na cabeça delas, mesmo quando elas dividem as 📉 atividades igualmente com os companheiros.
Tem toda uma mudança de mentalidade que pode melhorar. Pode melhorar inclusive um efeito que a 📉 gente tem no nascimento dos filhos, que é o fim dos casamentos — eles vinham bem, mas aà não aguentam 📉 o ressentimento que se estabelece entre o casal por causa da desigualdade na divisão de tarefas.
Não só as mulheres, mas 📉 também os homens, e, com certeza, a sociedade como um todo, têm muito a ganhar saindo da mentalidade maternalista.
como apostar em jogos virtuais News 📉 Brasil - Que polĂticas pĂşblicas podem ser pensadas para que as mĂŁes brasileiras tenham a possibilidade de exercer outros tipos 📉 de maternidade que nĂŁo apenas o maternalismo?
Iaconelli - Temos muitas leis que precisam ser observadas, como creches em como apostar em jogos virtuais empresas, 📉 que nĂŁo devem ser pensadas sĂł para as mĂŁes, mas tambĂ©m para os pais; a licença maternidade e a licença 📉 paternidade, que sĂŁo coisas que a gente nĂŁo precisa inventar e que os paĂses já fizeram.
A gente tem que fomentar, 📉 permitir que as pessoas tenham mais recursos, não sejam demitidas ao voltarem para o trabalho. Elas fazem um serviço à 📉 sociedade com os filhos que elas produzem. O Estado precisa que nasçam pessoas, não vamos ser ingênuos achando que esta 📉 é uma questão de foro privado.
O Estado tem que entrar, as empresas devem entrar não ajudando a mulher a fazer 📉 aquilo que é responsabilidade dela, mas se responsabilizando também pela nova geração.
Para as mulheres ou homens trans que, alĂ©m de 📉 gestarem e parir e quiserem aleitar — a Organização Mundial da SaĂşde coloca como uma coisa fundamental —, dar condições 📉 para a amamentação em como apostar em jogos virtuais todos os lugares pĂşblicos possĂveis.
A gente tem usado muito uma expressão que foi ficando batida, 📉 "a criança precisa de uma aldeia pra ser cuidada", mas uma aldeia precisa de uma criança pra continuar.
A mudança de 📉 mentalidade é começar a olhar para o pai como se fosse uma mãe e para a mãe como se ela 📉 fosse um pai. O que você ofereceria para cada um ali? Você vai ver que as soluções ficam bem diferentes.
como apostar em jogos virtuais 📉 News Brasil - Nacomo apostar em jogos virtuaisvisão, a centralidade das mães no ideal de criação dos filhos que você descreve no 📉 livro impacta a discussão sobre o aborto no Brasil?
Iaconelli - O aborto Ă© um assunto muito sensĂvel, muitas vezes mascarado 📉 pelas questões religiosas - lembrando que vivemos num paĂs de Estado laico, ou seja, onde a religiĂŁo nĂŁo deveria 📉 pautar as escolhas dos cidadĂŁos, que tĂŞm diferentes religiões ou valores diferentes. O aborto Ă© o direito Ă escolha. Mas 📉 colocar do lado da mulher o direito Ă escolha - e eu nĂŁo estou me esquecendo dos homens trans nĂŁo, 📉 mas eu estou falando da categoria mulher, que Ă© colocada acima de tudo como aquela que deve ser feliz por 📉 engravidar -, dar Ă mulher essa autonomia vai na contramĂŁo do maternalismo, que Ă© submeter a mulher Ă economia de 📉 cuidados, uma mulher reprodutiva.
É uma sociedade que não quer colocar na mão da mulher o direito à escolha sobre as 📉 questões reprodutivas. Isso tem um enorme custo econômico, social, para a saúde da mulher e para a saúde pública, mas 📉 é uma discussão muito permeada por valores maternalistas misturados com religiosidade e machismo, que fazem com que muitas mulheres morram 📉 hoje no Brasil porque a gente não consegue encarar essa questão.
'Mesmo quando as mulheres conseguem dividir as tarefas igualmente, elas 📉 continuam com a carga mental', diz Iaconelli
como apostar em jogos virtuais News Brasil - Como o discurso maternalista afeta a diversidade dos arranjos afetivos 📉 possĂveis para a criação dos filhos?
Iaconelli - Embora a gente veja na prática — hoje e historicamente — que a 📉 famĂlia papai-mamĂŁe-filhinhos Ă© a mais comum, mas nĂŁo a Ăşnica, desde sempre existiram avĂłs que cuidaram dos netos em como apostar em jogos virtuais 📉 vez dos pais, mĂŁes sozinhas, pais sozinhos, casais lĂ©sbicos, casais gays. O que acontece Ă© que hoje isso se tornou 📉 mais visĂvel e legalizado.
A pergunta que fica Ă© se isso prejudica psiquicamente as crianças. Se a gente está falando de 📉 psicanálise, a gente está falando de tentar entender do que uma criança precisa pra se constituir como sujeito e para 📉 se desenvolver. A gente sabe, pela clĂnica, que o essencial pra uma criança Ă© a qualidade de cuidados, que pode 📉 ser oferecida por diferentes arranjos: um homem e uma mulher, dois homens, duas mulheres, um trisal.
Crianças também são criadas em 📉 como apostar em jogos virtuais lares de acolhimento, abrigos. A gente tem muitas possibilidades.
Desses grupos todos vocĂŞ vai ter fracassos e sucessos, e a 📉 clĂnica psicanalĂtica Ă© cheia de casais heterossexuais cisgĂŞneros que levam seus filhos pra análise. É claro que os outros arranjos 📉 tambĂ©m vĂŁo ter seus problemas, tambĂ©m vĂŁo trazer seus filhos para a clĂnica.
Os problemas maiores que essas outras famĂlias encontram 📉 sĂŁo de estigma, de sofrerem violĂŞncia. Batalhar contra o maternalismo Ă© tambĂ©m legitimar formas já existentes de cuidado com a 📉 infância e com as crianças, mas que precisam ser positivadas.
como apostar em jogos virtuais News Brasil - A criação dos filhos parece ser hoje 📉 orientada pelo ideal de "vou dar tudo para que nĂŁo falte nada". É uma espĂ©cie de antĂdoto para o sofrimento?
Iaconelli 📉 - Mais recentemente, já dentro da cultura capitalista, temos, a partir dos anos 70, uma mudança de mentalidade importante que 📉 é neoliberalismo, que aumenta a ideia de que o consumo cura. "O novo iPhone vai trazer felicidade pra mim e 📉 vai dar tudo certo".
A medicação resolve: "Não está feliz, toma um remédio".
Toda essa ideia nos empurra para um ideal no 📉 qual na vida a gente alcançaria um platĂ´ de felicidade e o sofrimento seria contingencial. Isso vai totalmente na contramĂŁo 📉 da descoberta psicanalĂtica, o sofrimento nĂŁo Ă© contingencial. Ele faz parte, Ă© intrĂnseco Ă nossa existĂŞncia, nĂłs somos seres que 📉 sabemos que vamos morrer, somos seres que estamos sempre perdendo coisas. Perdemos a infância, os avĂłs, a juventude e, no 📉 final, perdemos a vida.
A relação que o ser humano tem com acomo apostar em jogos virtuaisexistĂŞncia Ă© diferente dos outros mamĂferos, que 📉 simplesmente existem. Talvez eles sejam felizes. NĂłs temos momentos de felicidade, de prazer, de satisfação, de alegria, mas nĂŁo tem 📉 platĂ´.
Então, essa criação dos filhos na atualidade vai caminhando para a ideia de que a gente deveria oferecer para eles 📉 a felicidade e arranjar meios de não fazê-los sofrer.
Isso Ă© um engodo terrĂvel, que tem aumentado os casos de depressĂŁo, 📉 suicĂdio, ansiedade, automutilação. SĂŁo quadros que a gente vĂŞ nas crianças hoje, de muita hesitação em como apostar em jogos virtuais relação Ă vida 📉 adulta. Porque se vocĂŞ nĂŁo assume o sofrimento, nĂŁo tem como assumir a vida adulta — que Ă© uma vida 📉 de altos e baixos, como toda vida interessante deveria ser.
Como diria o Contardo Calligaris, quero ter uma vida não feliz, 📉 mas interessante, cheia de acontecimentos, bons e ruins.
A falta subjetiva é o que move o desejo, então os pais deveriam 📉 oferecer menos para as crianças e permitir que elas aceitem que o sofrimento é parte essencial da existência.
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