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Noites e Ruidos: As Peregrinações de Mazu Atrair Jovens Taiwaneses

Milhares de jovens frequentam as tradicionais procissões lampions bet dono homenagem a Mazu, 🧲 a deusa do mar

num barulho de piraTEKs, pratos e buzinas, um grupo de devotos carregou a estátua de madeira encoberta 🧲 de uma mulher de rosto sério, erguida lampions bet dono uma liteira brilhantemente decorada enquanto navegavam por dezenas de milhares de espectadores.

À 🧲 medida que os portadores empurravam para a frente, centenas de pessoas estavam alinhadas à frente deles, ajoelhadas na estrada e 🧲 esperando pelo momento lampions bet dono que a estátua passaria sobre suas cabeças.

Alguns choraram depois que o fez; muitos sorriram e tiraram 🧲 selfies. "Eu amo Mazu, e Mazu me ama", gritou a multidão.

Mazu, às vezes conhecida como a Deusa do Mar, é 🧲 a mais amplamente venerada de duas dúzias de deuses folclóricos aos quais muitas pessoas lampions bet dono Taiwan se voltam lampions bet dono busca 🧲 de alívio, orientação e sorte. As enormes procissões anuais lampions bet dono homenagem a ela são barulhentas e extravagantes. E, no entanto, 🧲 para muitos, eles também são eventos espirituais profundos, atos de fé mostrando que Mazu e outros espíritos permanecem presenças vibrantes 🧲 aqui, ao lado do budismo e do cristianismo.

As duas maiores peregrinações de Mazu lampions bet dono Taiwan - nomeadas Baishatun e Dajia 🧲 depois dos templos de onde os peregrinos partem todos os anos - têm recente repetidamente atraído recordes de participantes. E 🧲 um número surpreendente deles são jovens taiwaneses, na adolescência ou nas duas décadas, atraídos para experimentar as tradições de Mazu, 🧲 como jogar peças de madeira lampions bet dono forma de meia-lua lampions bet dono um ritual para adivinhar seus futuros.

"Eu não esperava que tantas 🧲 pessoas mais jovens fizessem a peregrinação assim", disse Chou Chia-liang, 28, um designer de moda que viajou de Taipei, a 🧲 capital de Taiwan, para a Peregrinação Dajia, que começa lampions bet dono Taichung na costa oeste-central. "As pessoas geralmente pensavam que a 🧲 fé lampions bet dono Mazu era para pessoas velhas do campo. Olhe por aí - não parece assim."

Como muitos outros peregrinos, o 🧲 Sr. Chou, lampions bet dono sinal de reverência, empurrou um carrinho transportandolampions bet donoprópria pequena estátua de Mazu, geralmente guardada no templo 🧲 lampions bet dono Taipei onde ele normalmente ora.

"Este é um pouco diferente da religião da minha família", disse. "A maioria dos taiwaneses 🧲 são muito tolerantes. Eles não têm a idéia de que 'esta é minha fé e aquela é alampions bet donofé, 🧲 e elas não podem ir junto'."

Muitos taiwaneses disseram que estão orgulhosos do seu direito de escolher entre uma abundância de 🧲 fés, especialmente lampions bet dono contraste com o controle apertado da religião lampions bet dono países vizinhos como a China. A diversidade e a 🧲 vitalidade religiosa de Taiwan formam um tipo de subsolo da identidade e dos valores da ilha autogovernada.

Aproximadamente um quinto dos 🧲 23 milhões de pessoas de Taiwan se contam como budistas, outros 5% são cristãos, e mais da metade participam do 🧲 taoísmo e de uma variedade de religiões folclóricas relacionadas, incluindo o culto a Mazu, também grafado Matsu. Na prática, muitas 🧲 pessoas misturam as tradições budistas e folclóricas enquanto oram por um nascimento saudável ou uma alta nota lampions bet dono um exame.

"As 🧲 religiões locais ressurgiram fortemente desde os anos 80 e 90", disse Ting Jen-chieh, que estuda religiões na Academia Sinica, um 🧲 instituto de pesquisa de ponta lampions bet dono Taiwan. "Antes, eram encontradas mais nos povos, mas agora está lampions bet dono toda a classe 🧲 média também."

Os maiores templos para Mazu e outros deuses são instituições poderosas e ricas que ganham dinheiro com doações e 🧲 serviços, incluindo memorials para os mortos. Na época das eleições, os candidatos fazem suas cortesias aqui, assim como lampions bet dono templos 🧲 budistas e igrejas cristãs, cientes do poder que as organizações religiosas podem ter com eleitores.

Pequim também tenta exercer influência.

Há décadas, 🧲 o governo chinês, que reivindica Taiwan como seu território perdido, invoca tradições religiosas compartilhadas, incluindo Mazu, para tentar apelar para 🧲 as pessoas de Taiwan. Mazu também tem seguidores nas costas leste da China, onde, conta a história, ela nasceu por 🧲 volta de 960 D.C. lampions bet dono Fujian e usou seus poderes especiais para salvar os navegadores dos afogamentos.

Kara Irfate Abdullah Beijing também 🧲 tenta exercer influência.

Para décadas, o governo chinês, que reivindica Taiwan como seu território perdido, tem invocado tradições religiosas compartilhadas, incluindo 🧲 Mazu, para tentar apelar para as pessoas de Taiwan. Mazu também tem seguidores nas costas leste da China, onde, conta 🧲 a história, ela nasceu por volta de 960 D.C. lampions bet dono Fujian e usou seus poderes especiais para salvar os navegadores 🧲 dos afogamentos.

Até mesmo os peregrinos falaram de Mazu como uma deusa distintamente taiwanesa, que aconteceu ter nascido do outro lado 🧲 do estreito. Alguns desviaram a política e disseram que as peregrinações estavam sendo manchadas demais por brilho, incluindo troupes de 🧲 dançarinos e músicas pop que tocavam alto-falantes.

Para gerações, as peregrinações envolveram principalmente Agricultores e pescadores que transportavam estátuas de Mazu 🧲 por arrozais próximos e caminhos de terra.

Agora, as peregrinações refletem um Taiwan muito mais rico e urbanizado. As procissões de 🧲 Mazu passam por fábricas e autoestradas, onde o canto e os fogos de artifício competem com o ruído de caminhões 🧲 passando.

Durante as procissões, as estátuas de Mazu foram conhecidas por parar lampions bet dono escolas, quartéis militares e, um ano, um salão 🧲 de exibição de concessionária de carros, cuos funcionários se apressaram lampions bet dono mover um veículo do local onde, contaram os portadores, 🧲 a deusa desejou descansar.

Ao longo das rotas anuais, templos locais, residentes, lojas e empresas configurar bancadas para oferecer aos peregrinos 🧲 (em grande parte) comida e bebidas de graça - abacaxis, tofu cozido, bolachas, bebidas doces e água.

Todo o barulho, no 🧲 entanto, alguns peregrinos descreveram como, ao cair lampions bet dono um ritmo meditativo de caminhada, o ruído dos fogos de artifício e 🧲 alto-falantes desapareceu, e eles às vezes iniciaram profundas conversas, e amizades, com estranhos andando ao seu lado.

"Enquanto você está andando, 🧲 pode dar a si mesmo mais tempo e espasso para pensar profundamente lampions bet dono coisas que você não pensou antes", disse 🧲 Hung Yu-fang, uma funcionária de seguros de 40 anos que faz o peregrinação Dajia pela quarta vez.

Enquanto a peregrinação de 🧲 nove dias Dajia segue um roteiro definido, a peregrinação Baishatun é mais fluida. Ele não define um caminho preciso antecipadamente, 🧲 deixando seguidores para sentir qual direção a estátua de Mazu terá e onde ela pode parar.

Quando seus portadores alcançaram uma 🧲 encruzilhada este ano, um ar tenso se instalou sobre os peregrinos, ansiando enquanto os portadores de estátuas mexiam e giravam 🧲 de um lado para o outro - de acordo comlampions bet donoconta, aguardando Mazu decidir qual direção ela queria Seguir 🧲 adiante. Eles comemoraram quando Mazu partiu novamente.

Na noite, os portadores descansaram a estátua de Mazu lampions bet dono um templo e peregrinos 🧲 mais resistentes dormiram no templo ou nas ruas próximas, desenrolar matra.

À medida que Taiwan industrializava, parecia possível que esses ritos 🧲 poderiam sobreviver apenas como símbolos das raízes rústicas de xodo defasagem da ilha.

"Por alguns tempos, isso era para os degraus 🧲 mais baixos da sociedade. Apenas algumas centenas de pessoas participariam das peregrinações", disse o professor Ting, o pesquisador religioso. "Agora 🧲 é popular, mas muitos dos novos, jovens participantes apenas andam por alguns dias - não a jornada inteira - para 🧲 experimentar a cultura taiwanesa."

Em anos recentes, o fluxo de participantes foi acelerado pela cobertura da mídia (os peregrinações de Taiwan 🧲 são cobertas como se fossem eventos esportivos de grande porte), entusiastas online (o progresso de Mazu pode ser acompanhado nas 🧲 aplicativos para celulares dos templos), e facilidade de transporte (os trens são rápidos e eficientes).

Em 2010, o Peregrinação Vaishnode puxou 🧲 lampions bet dono cerca de 5.000 participantes registrados; este ano, quase 180.000 peregrinos assinados, um número que não inclui as dezenas de 🧲 milhares que se juntaram informalmente no caminho.

Quando o peregrinação chegou ao Templo Beigang Chaotian do sul de Taiwan - seu 🧲 destino principal antes de voltar para casa - Mazu foi saudado por uma erupção de fogos de artifício e gongs, 🧲 e multidões aplastantes. Cerca de 500.000 pessoas compareceram naquele dia, um recorde, disseram os organizadores.

Apesar do calor e multidões, as 🧲 pessoas ficaram lampions bet dono fila por horas para se engajar dentro do templo e ver Mazu, vestida com um boina bordada 🧲 enfeitada com pérolas.

"Eu não consegui me engajar no templo", disse o Sr. Chou, o designer de roupas, que este ano 🧲 conseguiu andar parte de ambas as principais peregrinações. "Mas isso não importava. Desta vez eu also convidei amigos para que 🧲 também experimentassem mais cultura tradicional."


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