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texto:

Crédito, The British Library

O cavaleiro puxa seu braço para trás e se prepara para atacar. Ele está vestido com uma 🤶 armadura típica do século 14, com cota de malha, túnica com cinto e capacete.

De pé, sobre um pequeno gramado, ele 🤶 segura um escudo que, inexplicavelmente, tem o seu próprio rosto. Com a outra mão, ele empunha uma clava, que aponta 🤶 para um texto religioso na página amarelada do livro medieval onde ele foi desenhado.

Mas, até dentro das páginas de livros 🤶 antigos, os cavaleiros precisam enfrentar perigos mortais.

O adversário deste cavaleiro específico é uma fera particularmente escorregadia – um inimigo frequentemente 🤶 encontrado se arrastando pelas margens das páginas, enfrentando nobres oponentes em unibetunibet combates de vida ou morte.

Às vezes, essas criaturas 🤶 parecem flutuar enquanto atacam os cavaleiros em unibetunibet pleno ar. E, em unibetunibet alguns casos, existe mais de um deles.

Trata-se 🤶 do caracol guerreiro, um fenômeno único na era medieval. E o motivo por que eles eram ilustrados permanece um completo 🤶 mistério nos dias de hoje.

Crédito, The British Library

"Isso criou grande perplexidade entre os historiadores da arte e da literatura, que 🤶 se perguntam exatamente o que eles significam", afirma o professor de literatura medieval Kenneth Clarke, da Universidade de York, no 🤶 Reino Unido.

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As obras de 🤶 arte encontradas nas margens dos livros são conhecidas pelo nome de "marginália".

Na Idade Média, quando o texto de um manuscrito 🤶 está completo, as partes mais importantes podem receber um acabamento floreado, como bordas detalhadas de folhagens onduladas, criaturas fantásticas e 🤶 outros desenhos diversos.

Às vezes, eles eram acrescentados imediatamente. Em outros casos, muitas décadas depois. Mas não era uma tarefa casual. 🤶 Muitas vezes, eles eram pintados com pigmentos preciosos, como lápis-lazúli, ou destacados em unibetunibet ouro.

"Eram livros muito, muito, muito caros, 🤶 com muito poucos leitores", segundo Clarke.

Essas decorações são encontradas em unibetunibet uma ampla variedade de obras religiosas. Elas incluem saltérios 🤶 (com salmos), livros de horas (com orações), breviários (com orações diárias), livros pontificais (com os rituais conduzidos pelos bispos) e 🤶 decretais (cartas papais).

Os enfeites podiam ser bizarros, engraçados, grotescos e até grosseiros. Nádegas despidas, pênis, condições médicas e uma quantidade 🤶 surpreendentemente grande de coelhos sanguinários ornamentam páginas do que, sem eles, seriam livros sóbrios e devocionais.

Muitas vezes, a marginália parece 🤶 ter pouca relação com o texto do livro. Mas, por um breve período no final do século 13, os decoradores 🤶 de livros de toda a Europa adotaram uma nova obsessão: os caracóis guerreiros.

Em um estudo abrangente desses gastrópodes lutadores, a 🤶 historiadora da arte Lilian Randall contou 70 exemplos, em unibetunibet 29 livros diferentes. A maioria deles foi impressa entre 1290 🤶 e 1310.

Essas ilustrações são encontradas em unibetunibet toda a Europa, particularmente na França, onde florescia, na época, uma próspera indústria 🤶 de produção de manuscritos, segundo Clarke.

Os cenários específicos onde aparecem os caracóis guerreiros variam. Mas, de forma geral, eles seguiam 🤶 o mesmo formato de um caracol agressivo, atacando um cavaleiro.

Muitas vezes, a antena dos moluscos (tecnicamente, seus tentáculos superiores, ou 🤶 omatóforos) era apontada para frente de forma agressiva, como se fosse uma espada. Um desses caracóis aparece combatendo uma mulher 🤶 nua.

Alguns deles não são ilustrados como moluscos comuns, mas como híbridos de caracóis e homens – cavalgados por coelhos, é 🤶 claro.

Em dado momento, o meme do caracol guerreiro começou a aparecer também em unibetunibet outros lugares do mundo medieval, como 🤶 catedrais. Os moluscos eram entalhados nas suas fachadas ou, em unibetunibet um caso, escondidos atrás de uma espécie de assento 🤶 dobrável.

Mas por que eles estão ali?

"A luta entre o caracol e o cavaleiro é um exemplo do mundo virado de 🤶 cabeça para baixo, um fenômeno mais amplo que produziu muitas imagens medievais diferentes", afirma a professora de arte medieval Marian 🤶 Bleeke, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

"A ideia básica é a inversão das hierarquias esperadas ou existentes", explica ela. 🤶 "A intenção é surpreender e até ser engraçado – acho que entendemos isso hoje de forma implícita."

Mas continuamos sem saber 🤶 se esses desenhos tinham significados simbólicos mais profundos, além da mudança do status quo.

"O cavaleiro precisava ser forte e corajoso, 🤶 capaz de vencer todos os inimigos", afirma a professora. "Mas, aqui, ele se esconde de medo de um caracol ou 🤶 é até vencido por ele. O que podemos discordar é para onde devemos seguir a partir deste ponto."

Existem muitas interpretações 🤶 para essas ilustrações, como a ideia de que a batalha contra o caracol simbolizaria a luta de classes, ou até 🤶 a ressurreição.

Uma das principais hipóteses é que os cavaleiros retratados enfrentando caracóis representavam a covardia e podem ter sido incluídos 🤶 por ironia ao lado dos textos religiosos.

Randall destaca que muitas cenas com caracóis incluem um cavaleiro ajoelhado em unibetunibet oração, 🤶 em unibetunibet frente ao seu oponente gosmento. Em outras, ele está largando a espada. E ainda outras mostram uma mulher 🤶 implorando ao galante cavaleiro que não lute contra um inimigo tão mortal.

Ao desenvolver a ideia do cavaleiro covarde, Randall sugeriu 🤶 que o caracol pode ter sido um comentário político. Neste caso, os cavaleiros representariam os lombardos, um povo germânico que 🤶 habitava o império lombardo, no território onde hoje fica a Itália, no final do século 8º.

"[Os lombardos eram exibidos] como 🤶 esse grupo que cobrava impostos, mas também estava envolvido em unibetunibet usura", explica Clarke.

Na França medieval, onde foi encontrada a 🤶 maior parte dos desenhos de caracóis, os lombardos eram difamados de diversas formas. Havia sugestões de que eles seriam covardes 🤶 e anti-higiênicos, por exemplo. Randall observou que, no século 12, eles eram sinônimos de comportamento contrário à cavalaria em unibetunibet 🤶 geral.

Uma lenda popular contava que um camponês lombardo havia encontrado um caracol fortemente armado e que os deuses o incentivaram 🤶 a lutar contra ele. Masunibetunibetesposa implorou para que ele não fosse imprudente a este ponto.

Clarke é cético quanto 🤶 a esta ideia específica, considerando como eram comuns as guerras com caracóis nos livros medievais. E Bleeke explica que os 🤶 historiadores atuais normalmente não acreditam que as imagens nas margens de livros tenham significados tão restritos.

"Simplesmente não acho que as 🤶 imagens funcionem desta forma", afirma ela. "Eu gostaria de observar como o caracol era representado, qual aunibetunibetaparência e 🤶 onde ele estava localizado, para poder analisar o significado que ele representava em unibetunibet um caso específico."

Independentemente se Randall estava 🤶 certo ou não, Bleeke acredita que os desenhos podem nos ensinar algo importante sobre as impressões a respeito da masculinidade 🤶 no mundo medieval.

"O cavaleiro forte e corajoso é um ideal, ou uma versão idealizada da masculinidade. A luta contra o 🤶 caracol abala essa noção", explica ela.

"Para mim, essas imagens nos mostram que o gênero nunca foi estável nem seguro, como 🤶 algumas pessoas gostam de pensar. Sempre foi objeto de contestação."

Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site unibetunibet 🤶 Innovation.

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